Escola Portuguesa de Salvamento
A Escola Portuguesa de Salvamento – EPS, foi fundada em 2011 com o objetivo de formar profissionais nas áreas de busca e salvamento em contexto urbano, montanha, espeleologia, estruturas colapsadas e cheias urbanas, trabalhos em altura e espaços confinados, com base nas mais recentes normas internacionais como é o exemplo da National Fire Protection Association – NFPA, União Internacional de Associações Alpinas – UIAA, Rescue 3 e INSARAG (International Search and Rescue Advisory Group).
A formação de Busca e resgate em Estruturas Colapsadas é um excelente exemplo de formação ministrada segundo guidelines internacionais, onde, entre outros, é ministrado um módulo de gestão operacional utilizando sistemas informáticos usados em missões internacionais em que equipas registadas na Organização das Nações Unidas – ONU se baseiam.
A EPS tem a sua sede em Valongo e polos de formação em Peniche, Penela, Lagos, contando também com polos de formação em Malta e Brasil.
A EPS através da sua equipa operacional SAR-Team, está registada na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil como Associação de Voluntariado de Proteção Civil.
A EPS é também membro fundador da European Association of Civil Protection Volunteer Teams – EVOLSAR.